quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Entendendo o que não é Graça.

Quando pensamos sobre Graça, quase sempre temos a impressão de que não sabemos nada sobre o assunto.
Se perguntado por um mendigo; "o que é Graça?". Eu responderia, mas ele entenderia? Ou será que eu responderia de fato, afim de que ele absorva de acordo com seu conhecimento? (ou a falta dele). Bom, pode ser que eu nem mesmo saiba responder...

Se perguntado por um Phd em Física Quântica, eu responderia a ele de que modo? Faria uma tese do que é Graça? Esperaria dele uma antítese!? Minha definição teria tópicos, sub-tópicos e conclusão? Eu usaria recursos de tapabilidade no meu discurso?
Se eu fosse refutado, diante da Palavra da Graça, o que faria? Defenderia o "tema" assim com Pedro fez com Cristo, cortanto a orelha do opositor!? Opa, parece que escuto um galo cantando!

Quando pensamos que Graça é um assunto, então é apenas isto que ela se tornará para nós, um conceito que pode ser debatido, dissecado e até refutado.
Quando pensamos que Graça é um livro falando do tema, então é isso que ela se tornará, um punhado de folhas, que abro quando quero e fecho quando me "dá na telha". Sim, estou falando da Bíblia. E sim, abrem bem pouco este livro, e quando o fazem fecham o coração, para que seja apenas leitura.

Quando pensamos que a Graça é uma moeda de troca, como aquelas para máquinas de refrigerante, então é isto que ela se torna, e pior, nos re-torna a hipocrisia. Na prática funciona assim:
"É pecado! Ah! Mas eu quero...quero ver. Não! É pecado! Ah! Mas tem a Graça...."...daí você coloca a mão no bolso, tira uma moedinha pra comprar um latinha de "pecado", afinal de contas "já está pago! Aleluia!", né!?

São muitos modos desfocados de se ver a Graça.

Não entendo a Graça, sou sincero. Talvez porque não seja eu quem entregou um Filho pra morrer por seu inimigo, tampouco fui o Filho que obediente disse "se possível passa de mim este cálice, todavia seja feita a Tua vontade".

Sei o que a Graça não é, simplesmente porque provei seu inconfundível sabor.

Graça não é assunto, é Vida.
Graça não é forma, é essência.
Graça não é mensurável, é Graça!
Graça não é retribuível, é Graça!
Graça não é moeda de troca, isso é Gra-xa, DES-graça.
Graça não é permissiva, é Graça!
Graça não é limitada, é Graça!
Graça não é cega, é Graça!
Graça não é.........tudo que você tem certeza que ela é.

Ao fim deste texto, contradizendo minhas palavras acima, lembrei-me de algo que a Graça é;

UMA PESSOA. JESUS CRISTO.

Segui-O.

Saúdo meu amigo-irmão-companheiro-maltrapilho-agraciado Felipe Cardoso (obrigado pelas palavras de sempre).

Seu servo inútil,

Jonathas Chagas.

4 comentários:

Héber Lima disse...

Meu querido irmão =) Não sei se isso é "mera coincidencia", ou, se lemos a mesma literatura (o sr n teria lido Maravilhosa Graça de Philip Yancey?), mas...

Certamente pensamos semelhante.

Eu me arriscaria a dizer o que é graça...

É, como diz o ilustre Philip...

A última palavra pefeita.

É, o favor imerecido...

É, o CUMULO do amor.

O gesto mais sublime do amar...

Aquele amor sem interesse, aquele amor que faz o bem, aquele amor, que dá a própria vida pelo próximo sem qualquer ganho...

É aquele amor de Cristo.

Graça é o que o humano tem de mais divino a oferecer =) É o que o humano tem de mais "cristão"...

Uma pena que muitos de nós já não exercitemos tamanha maravilha...

Mas, há aquele que nos concedeu, concede, e há de conceder graça para SEMPRE! :D E quão bom é saber disso... =)

Fique com o Senhor meu amado! :D

Felipe Cardoso disse...

Caro amigo, servo inútil, andarilho, maltrapilho e outros adjetivos que esta graça anula com tanta eficácia..rs

Como é difícil enteder esta graça..talvez seja por isso q o dever é aceitá-la pois entendê-la está além das minhas compreessões que quase ou melhor, sempre estão sob o meu prisma pessoal...e numa dessa meu velho..já errei..

É difícil até viver esta graça quanto mais entendê-la..difífl porque, como somos tentados à complicar o q foi feito de forma tão simples...eu devia..Cristo me amou..Ele pagou..não devo mais..o q fiz??..nada..o que tenho q fazer??..nada..como vc disse, é GRAÇA...embaçado né??..rs
Vai entender...rs

Te amo meu amigo e irmão!!

Minas Jornalistas disse...

Talvez nenhum de nós seja capacitado o suficiente para exprimir em palavras uma coisa infinda e incomensurável, em si. No entanto, nossa existência é prova de que a temos.

Glória a Deus que nos dá a graça; só estamos vivos por isso.

Explicar, definir o que nem mesmo conseguimos compreender em toda sua plenitude? Impossível.
Nó máximo conseguimos uma leve aproximação para que, diante do entendimento humano (limitado), possamos ter uma vaga idéia desse presente tão...indefinivelmente maravilhoso.

Deus te abençoe;
Fique na Graça e Paz do Senhor!

=D

Dri disse...

como sempre, amo seus post!!
Deus o abençoe!!
abraços DRi